Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Finalmente, NR 26 - Sinalização de Segurança

Depois de aprendermos o que é segurança do trabalho e por onde podemos começar a aplicar a segurança, vamos enfim, para o tema do nosso Blog, NR - 26 - Sinalização de Segurança do Trabalho. Começamos por conceitos de segurança porque não há possibilidade de entender Sinalização, sem conhecer os primordios da Segurança.
Pois bem, a sinalização  de segurança está voltada para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devendo atender ao disposto nas normas técnicas oficiais. A finalidade principal da sinalização de segurança é indicar e advertir acerca dos riscos existentes, por meio da comunicação visual.
Na formatação antiga, pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, publicada no D.O.U de 06/07/78, a norma trazia as cores de deveriam ser usadas, e em qual situação deveriam ser usadas; eram cerca de 12 cores, dentre elas, vermelho, alumínio, preto, amarelo, laranja, verde, entre outras. Vejamos algumas abaixo, e para que servem:

 


A nova formatação da norma, pela Portaria SIT n.º 229, de 24 de maio de 2011, publicada no D.O.U de 27/05/11, alguns itens foram modificados, o objetivo da norma, continua o mesmo, advertir quanto aos riscos existentes no local de trabalho, contudo a norma adotou a sinalização para Produtos Quimicos como uma prioridade, em parceira com a GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), da Organização das Nações Unidas.
A norma recomenda que a classificação de substâncias perigosas deve ser baseada em lista de classificação harmonizada ou com a realização de ensaios exigidos pelo processo de classificação. Quanto ao uso das cores, a norma pede para nos reportarmos para uma norma técnica específica, que é a ABNT-NBR-7195, que trata específicamente do uso das cores na sianlização de segurança.
****No proximo artigo veremos como está destrinchada a nova formatação da NR-26!!
Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário